A palestra com o professor Ivo Tonet tratou de temas à cerca da educação, da sociedade e da relação intrínseca entre elas. Sobre a sociedade, o tema foi tratado sob uma visão marxista dos acontecimentos. O professor criticou severamente o modo de produção capitalista que é a engrenagem principal que move a sociedade atual e propôs que a sociedade organizada deveria mudar essa forma de gerir as relações através do trabalho associado, onde ninguém teria lucros, todos trabalhariam em prol de todos, para o bem estar coletivo.
No campo da educação, o professor explicitou que as Universidades têem papel fundamental nessa transformação necessária para a sociedade. Em verdade isso não acontece, pois os acadêmicos durante todo o período de graduação ao invés de serem instruídos à "combaterem" o capitalismo, são "treinados" a fazerem parte deste sistema, contribuindo com o seu crescimento.
Lógico que este modelo proposto pelo professor seria fantástico, mas creio que é muito difícil reverter este processo em que se encontra o mundo atual. Além dele já estar bem sedimentado e solidificado, contamos com o agravante indicado pelo professor: as Universidades. Não se formam dentro delas os revolucionários (termo usado pelo professor) e sim os novos gestores do modelo capitalista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário