quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O papel do professor na sociedade contemporânea

Após participar do I congresso de Tecnologias e Educação vieram à tona algumas reflexões sobre a atual concepção do que é ser professor. Algumas atividades do congresso contribuíram para essas reflexões, são elas: "Recursos Digitais de Aprendizagem", "Jornal na Sala de Aula", "Matemania", "O Uso de Blogs na Aprendizagem da Língua Inglesa", "Podcasts na Divulgação de Ciências", "Reflexão entre Professores em Blogs: passos para novas educações" e "Aprendizagem Colaborativa na Web".
Atualmente o professor não é mais uma caixa do saber. Ele deixou de ser o detentor do saber universal e tornou-se um agitador da classe, um provocador de discussões e conclusões. O seu papel é o de instigar os alunos a irem atrás das informações, a procurarem as fontes e os meios de pesquisas. Usando um ditado popular: "Ele deixou de dar o peixe e agora ensina a pescar." Ele também serve como um elo entre os alunos e as informações, propondo os temas e os guiando no decorrer de suas pesquisas, indicando métodos, ligações entre assuntos.
Bons exemplos desse novo papel do professor estão nas atividades já mencionadas, "Jornal na Sala de Aula" e "Podcasts na Divulgação de Ciências", onde durante todo o processo de elaboração do projeto, os alunos participaram ativamente (os professores apenas os supervisionaram e deram contribuições referentes às disciplinas), escolhendo e discutindo os temas, criando as mídias, divulgando-as, enfim os alunos fizeram a "aula". Eles puderam mostrar como eles vêem as coisas e o que suas impressões à cerca delas.

Nenhum comentário: