segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Análise de Objetos de Aprendizagem


Objetos de aprendizagem (OA) são ferramentas da informática utilizadas no processo educacional para a assimilação de conteúdos vistos em sala de uma forma dinâmica e recreativa, através de simulações, animações, desafios, etc. O Rived, o LabVirt e o ZonaClic são alguns ambientes do ciberrespaço onde é possível encontrar estes tipos de trabalhos.
Os objetos de aprendizagem precisam ter funcionalidade, objetividade, clareza e relação com o cotidiano dos estudantes para que sejam de fácil compreensão e manipulação. Devem também está de acordo com o conteúdo ao qual ele trata e instigar o aluno a procurar novas fontes de pesquisa, sendo que o próprio objeto deve indicar através de links algumas dessas fontes.
Analisando um desses objetos de aprendizagem (Solvente no motor, como estragar seu carro), exposto no LabVirt, pôde-se ver que ele foge muito às características que um OA precisa ter para ser eficiente, mas em alguns pontos ele é bem interessante e atende aos requisitos.

ASPECTOS POSITIVOS:
1- Fácil utilização
2- Interatividade (a história)
3- Contextualização com o cotidiano

ASPECTOS NEGATIVOS:
1- Falta clareza nos conteúdos
2- Não é objetivo em seus propósitos
3- Fundamentação teórica de baixa qualidade
4- Não permite que o aluno faça a simulação, apenas deixa para este a parte dos cálculos

Um comentário:

André Milhomem disse...

Amigo, muito boa sua matéria parabens. Estou iniciando minha caminhada em estudos que envolvem Objetos de Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Ensino a Distânica. se puder me adicoione.