quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ARTIGO

O Crescimento dos Cursos de Nível Superior a Distância no Brasil
Raione Eloi Mendes1
Entre os anos de 2003 e 2006 os cursos de Educação a Distância (EAD) cresceram 571% no Brasil. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2006 e do Ministério da Educação (MEC). Esse crescimento foi registrado no número de alunos matriculados de instituições (existem 109 delas com 760.599 alunos).
Um dos fatores desse crescimento são os investimentos do governo federal nesta modalidade de ensino. Esses investimentos são feitos através de programas como o Universidade Aberta do Brasil (UAB) que surgiu para expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores por meio da educação a distância. O programa oferece bolsas para pesquisadores de EAD visando formar profissionais que possam discutir e pensar como aprofundar a utilização de tecnologias em todos os níveis da EAD e tem ação prioritária na formação de professores.
Outro fator que contribui para a expansão desses cursos são as vantagens que ele oferece em relação aos cursos presenciais, como por exemplo, flexibilidade de horários, a facilidade de acesso ao material, a possibilidade de interação entre alunos em salas de chat que são oferecidas nos cursos via internet e de desenvolver as atividades em locais e tempos diversos. Além do fato de em algumas localidades as Universidades ficarem distantes, como no Norte e no Centro-Oeste, regiões onde existem em menor número.
Hoje o MEC comemora o fortalecimentos dos cursos de EAD. A modalidade evoluiu bastante e está se consolidando cada dia mais. Logo quando foram implantados no país, à cerca de 10 anos, existia uma grande resistência quanto a estes e uma intensa desconfiança quanto à sua qualidade. Em 2007 foi criado o documento “Indicadores de qualidade para cursos de graduação a distância” que estabelece uma série de parâmetros para o funcionamento destes cursos. O documento tem como finalidades: regular, supervisionar e avaliar os cursos.
A EAD merece ser vista com bons olhos, pois graças a este tipo de ensino muitos estudantes puderam ter acesso a um curso superior e concorrer às melhores vagas do mercado de trabalho. É também responsável pela diminuição do abismo educacional existente entre a população brasileira, já que ela oferece as mesmas oportunidades às pessoas dos centros urbanos quanto as dos locais isolados e entre as de classes socioeconômicas diferentes.
Referências:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/#nn. Acesso em: 03 de dezembro de 2008.

1 Graduando do Curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Bahia
raione.mendes@gmail.com

2 comentários:

. disse...

nem sabia que o senhor tinha um blog!!! E EU que sumo??? Quem é que sempre sumiu por aqui??? Quando eu deixei de entrar no msn, você nem aparecia mais... =/! Como você está Bonitinho? Estou morrendo de saudades, andei lembrando muito de você esses dias, querendo saber como estão as coisas, mas as poucas vezes que entro eu nunca o vejo U.u, em fim, manda notícias, ok?
Beijoooos no coração

Anônimo disse...

A santa ignorância na net é não saber para que serve e-mail