É exatamente isto o processo de construção: primeiro vc teve uma idéia, mas, assim como foi trabalhando com ela, viu que teria mais problemas do que valeria a pena resolver. Na sua idéia anterior (dos modelos atomicos), o principal problema era justamente conceitual: para quê ensinar ciências se o que ensinamos não tem nenhuma articulação com o vivido? Mas é claro que os modelos atômicos tem relação com nosso cotidiano! O que faltava era explicitar isso...
Já com a idéia que você está desenvolvendo agora, já se nota a aplicação cotidiana e, a partir disso, a articulação com os conceitos de química. Porém, eu penso que a interatividade proposta não deveria servir apenas para verificar se o aluno compreendeu ou não. Que tal colocar outras atividades ao longo do objeto? Você também pode demonstrar outras situações onde cada um dos conceitos se aplique...
O caminho é este! Por no papel (ou na tela...) e ir percebendo o que é viável ou não. Até encontrar uma saída.
Esta idéia da azia é muito melhor, muito mais clara e objetiva do que a comentada em sala de aula. Tanto que você já conseguiu delinear bem o que quer.
Mas, na verdade, o que você postou aqui está mais para um pré-roteiro. Lembra que o storyboard é um esboço em desenho (imagem) das principais cenas (telas). Para que você note a sequência, a conexão entre elas e as necessidades de ajuste ou mudança de perspectiva.
Gostei do seu trabalho! Caminhar é isto: sair do lugar. Mesmo sem se saber ao certo onde se quer chegar! rssss O primeiro objeto de aprendizagem a gente nunca esquece, como diria a propaganda...
3 comentários:
Olá Raione
É exatamente isto o processo de construção: primeiro vc teve uma idéia, mas, assim como foi trabalhando com ela, viu que teria mais problemas do que valeria a pena resolver.
Na sua idéia anterior (dos modelos atomicos), o principal problema era justamente conceitual: para quê ensinar ciências se o que ensinamos não tem nenhuma articulação com o vivido? Mas é claro que os modelos atômicos tem relação com nosso cotidiano! O que faltava era explicitar isso...
Já com a idéia que você está desenvolvendo agora, já se nota a aplicação cotidiana e, a partir disso, a articulação com os conceitos de química.
Porém, eu penso que a interatividade proposta não deveria servir apenas para verificar se o aluno compreendeu ou não. Que tal colocar outras atividades ao longo do objeto? Você também pode demonstrar outras situações onde cada um dos conceitos se aplique...
Agora falta trazer as imagens e as atividades.
Bom trabalho!
Isso, Raione!
O caminho é este! Por no papel (ou na tela...) e ir percebendo o que é viável ou não. Até encontrar uma saída.
Esta idéia da azia é muito melhor, muito mais clara e objetiva do que a comentada em sala de aula. Tanto que você já conseguiu delinear bem o que quer.
Mas, na verdade, o que você postou aqui está mais para um pré-roteiro. Lembra que o storyboard é um esboço em desenho (imagem) das principais cenas (telas). Para que você note a sequência, a conexão entre elas e as necessidades de ajuste ou mudança de perspectiva.
Gostei do seu trabalho! Caminhar é isto: sair do lugar. Mesmo sem se saber ao certo onde se quer chegar! rssss O primeiro objeto de aprendizagem a gente nunca esquece, como diria a propaganda...
Olá Raione!
Vi sua dificuldade na criação do objeto. Teremos a aula de terça para resolver estes problemas e terminar os objetos.
Abraços
Adriane
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