quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Garimpo

O período eleitoral, depois da Copa do Mundo, é sem dúvida a época do ano em que o país fica mais quente!Não, isso não tem a ver com estação do ano, muito embora os dois eventos comecem na mesma (o inverno - que não é uma estação de temperaturas tão elevadas).
O aumento dessa temperatura, dessa agitação é devido a preocupação que os candidatos têm em conseguir votos e junto com isso vem também a preocupação do TSE em controlar as formas pelas quais os candidatos obterão seus eleitores.
A maior ferramenta para a promoção de uma campanha eleitoral são os meios de comunicação e este é o ponto preocupante: até que ponto a propaganda pode influenciar na decisão dos eleitores?
A mídia tem um papel fundamental na relação candidado x eleitor. Através dela é possível chegar mais perto do objeto de desejo dos candidatos: o voto. Jingles de fácil memorização são criados, existe uma explosão visual de referências ao candidado (número, nome, imagem) e por aí vai...
Os candidatos fazem o seu papel: vendem seu produto e aguardam os lucros.
Por eles essa propaganda seria feita de todas as formas, quantas mais, melhor!
Mas aí entra a preocupação dos órgãos superires: controlar, normatizar como isso será feito, pra não virar uma bagunça generalizada.
A mídia é bastante persuasiva, mas sua persuasão depedende da resistêcia do indivíduo. Indíviduos com um poder maior de discussão e observação são mais difíceis de serem encantados com a propanga (e esse é o objetivo dela, atrair estas pessoas), pois eles conseguem questionar e avaliar o que realmente interessa: o perfil do candidato e não a exposicão deste.
Para aquele que não tem essa capacidade, este processo é osmótico.Como dizem: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura." Basta enchê-lo com aquela informação e ao fim do ciclo ele acabará sem nenhuma resistência dando de bandeija o seu tão precioso voto.

3 comentários:

Natacha Santos disse...

concordo com o que é dito neste post. Os midia influenciam grande parte das decisões da população. Acho que no caso das eleições são bastante influenciados pois, se um candidato fala o que o povo quer ouvir na hora certa, terá seu voto garantido, terá exposição pública graças aos midia. Mas também acho que nem toda a gente se sente tão influenciada, há quem tenha suas próprias ideias. Que não se deixa influenciar por um simples aparelho da midia.

Lilian Alves disse...

A mídia influencia diretamente no processo eleitoral, e como pode ser observado neste período, os candidatos com maior poder aquisitivo usurfluem desse importante meio de comunicação.

Anderson Neves disse...

Concordo com você. No início da propaganda eleitoral, três meses antes da eleição, temos uma política morna, sem palavras agressivas, sem acusações, deixando os eleitores com seu precioso voto sem candidato. É tanto que, nesta segunda, assisti a uma entrevista de um candidato à prefeitura de Salvador, onde ele disse "A eleição é definida no horário político".
Isso mostra o quanto nossa população ainda é influenciável. No momento que o tempo "vale ouro", acho que as pessoas deveriam pesquisar mais informações sobre os candidatos e assim escolherem àqueles que mais trabalham para representar a sociedade, que é a verdadeira função deles.